PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está aí a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas, onde as músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
Justificativa: Trabalhar com o tema carnaval proporciona aos alunos maior interação com a cultura brasileira, sua história, diversão e músicas carnavalescas. Com esse tema é possível de forma interdisciplinar, no qual os alunos irão interagir num contexto de conceitos, gosto e costumes sobre essa festa popular. Também oferece condições ao aluno de conhecer melhor nossos costumes e tradições, a partir da história do carnaval.
Objetivo Geral:
Propiciar aos alunos o interesse e curiosidade pela cultura brasileira, formulando perguntas, manifestando suas opiniões próprias sobre essa festa que move um mundo inteiro, buscando informações e confrontando ideias.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a curiosidade sobre nossa cultura popular,
- Desenvolver o censo crítico e imaginação,
- Conhecer a verdadeira história do Carnaval do Brasil e suas características, e as influencias culturais para a cultura contemporânea.
- Estimular o ritmo e proporcionar liberdade de auto-expressão.
Metodologia
Tocar músicas e marchinhas de carnaval, confeccionar a decoração junto com alunos e professores.
Apresentar a história do carnaval e suas influencias na nossa cultura, a partir da roda da conversa e troca de experiências.
A EM Dr. Antônio Cândido de Camargo vem apresentar o projeto “Lendo na escola”, a ser realizado durante todo ano letivo de 2012.O projeto tem os objetivos de incentivar a leitura e desenvolver a criatividade dos alunos.
O Projeto de Incentivo à Leitura é de extrema importância para que as crianças tenham acesso ao mundo da Literatura. Isso significa possibilitar a interação com a cultura escrita por parte dos professores, dos alunos e da comunidade, além de desenvolver suas respectivas competências leitoras.
Dessa forma, a escola propõe no decorrer do ano letivo organizar uma feira de livros, didáticos e infantis, a fim de oferecer às crianças oportunidade de conhecer os diferentes livros e as diferentes possibilidades de aprender ler e escrever.
OBJETIVOS GERAIS:
Promover ações culturais e educacionais de fomento à leitura, envolvendo escola e comunidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Crianças |
Ampliar o repertório de histórias que elas conhecem. |
Familiarizá-las com as histórias. |
Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias. |
Aproximá-las do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que elas possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler. |
Proporcionar situações de leitura compartilhada e uso da biblioteca da classe ou da escola. |
Professores |
Fazer com que selecionem um acervo de livros de qualidade, adequada a cada faixa-etária. |
Estimulá-los a realizar com freqüência e regularidade a leitura de diferentes histórias aos alunos. |
Instigá-los a compartilhar suas impressões sobre as histórias lidas e a favorecer a manifestação dos alunos, incentivando-os a opinar sobre as histórias ouvidas e a manifestar sentimentos e idéias. |
Fazer com que exponham preferências pessoais com o intuito de ampliar a possibilidade de as crianças avaliarem as histórias. Orientá-los na seleção textos adequados ao propósito da atividade habitual de leitura. Fazer com que permitam que as crianças apreciem e tenham acesso aos livros em diferentes momentos da rotina, tanto nas rodas de leitura quanto no cantinho da leitura. |
Incentivá-los a compartilhar informações prévias e relevantes com os alunos sobre o que será lido para o melhor entendimento do texto. |
JUSTIFICATIVA
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
METODOLOGIA: incluir no currículo da escola projetos de incentivo à leitura a ser trabalhado no decorrer do ano letivo. E também trazer para a escola diferentes livros para exposição, organizando, dessa forma, uma feira de livros. Nessa feira pretende-se apresentar livros de diferentes contextos pedagógicos e didáticos para professores, crianças e comunidade. A feira fica proposta para o terceiro bimestre, na própria escola, para que todas as crianças possam ter acesso, e dessa forma, é possível envolver os pais dos alunos e familiares.
RESULTADOS ESPERADOS
Os resultados esperados em relação às crianças, professores, diretores e coordenadores serão analisados a partir dos seguintes indicadores:
Crianças:
- Aumento da concentração e atenção a cada encontro com a leitura. A proposta incide na leitura por prazer pelo fato de ser apresentada desvinculada de outras atividades escolares (como desenhos, colagens e outros);
- Ampliação do repertório literário por meio da leitura diária - realizada pelos professores - dos empréstimos de livros.
- Aumento da freqüência e diversidade do repertório de histórias indicadas como suas favoritas;
- Envolvimento e gosto pela leitura.
- Ampliação da qualidade e diversidade de livros
- Elaboração de pensamentos crítico em relação às histórias contadas, para eleição dos livros prediletos e argumentação com os colegas;
- Sensibilidade diante das singularidades de cada livro, como autores, ilustradores e gêneros literários, entre outros;
- Leitura ou contação de histórias, a partir da observação das imagens e da lembrança do que haviam escutado, acompanhados pelos colegas ou sozinhos;
- Manuseio dos livros presentes no canto da leitura;
- Articulação do texto com a imagem, apreciação das ilustrações, socialização de sentimentos e percepções a partir do texto;
- Solicitação ao professor de contação ou recontação de histórias;
- Ocorrência de assuntos ligados às histórias em outros contextos como no jogo simbólico, na roda de conversa e também em contextos não escolares, como em conversa com os pais;
- Convite a conhecer mais o universo letrado e formas lingüísticas de expressão
- Evidências de marcas e expressões da linguagem escrita no discurso oral.
Professores:
- Presença de leitores modelos dentro da sala de aula ;
- Aumento da circulação de livros e de materiais escritos na sala de aula, expostos de maneira acessível às crianças;
- Preocupação com os critérios de seleção de livros (atenção à qualidade literária) e adequação à faixa-etária.
- Planejamento das situações de leitura, conhecendo o livro com antecedência e pensando o que fazer antes, durante e depois da leitura.
- Preocupação em envolver as crianças, instigando-as a antecipar o enredo, construir e fundamentar suas opiniões.
- Ampliação do universo literário dos professores e da freqüência da escolha de livros da leitura por prazer.
Coordenadores:
- Desenvolvimento de seu papel como formadores da equipe de professores;
- Valorização da importância da leitura como conteúdo da formação dos professores por meio da discussão de textos teóricos, tematização de vídeos e análise de livros infantis;
- Apoio aos professores na organização dos cantos de leitura e aumento do uso da biblioteca na sala de aula.
- Acompanhamento no planejamento das atividades de leitura.
- Valorização da leitura de textos memorizados, leitura compartilhada em voz alta e rodas de leitura;
- Postura de leitores modelos;
- Apoio no enfrentamento de dificuldades e na articulação dos professores na implementação da prática de leitura em sala de aula.
Diretores:
- Desenvolvimento de projetos institucionais de fomento à leitura, como montagem ou reorganização de biblioteca ou salas de leitura, permitindo o empréstimo para alunos, funcionários e pais;
- Incentivo da prática de leitura não apenas nas salas de aula, mas no hábito de todos os profissionais da escola.