A EM Dr. Antônio Cândido de Camargo trabalha com projetos, que hoje é uma proposta de grande relevância nas instituições escolares. Trabalhar com projetos é uma forma de romper barreiras com o ensino tradicional, com o uso de métodos que envolver a interdisciplinaridade, conhecimentos, experiências que antes não eram valorizadas no processo de ensino-aprendizagem. Trabalhar com projetos significa repensar a escola, seu espaço, sua forma de trabalhar o currículo de maneira mais atrativa às crianças. Significa pensar a aprendizagem como um processo dinâmico e global, transformando o ambiente escolar num espaço significativo para a aprendizagem. Trabalhar com projetos possibilita resgatar a educação, onde o professor possa refletir sobre sua prática, ao mesmo tempo em que constrói uma postura criadora a fim de redimensionar seu papel no processo educativo. Os projetos representam uma atividade importante em sala de aula, e derivam do esforço do professor em estruturá-lo, pois deve oferecer aos alunos uma visão integrada do tema a ser estudado.
PROJETOS PARA 2012
Projeto "Semana da Água"
O trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
Objetivos
· Conscientizar os alunos sobre a necessidade de conservação da qualidade da água e racionalização de seu uso em vista da crescente destruição de mananciais e riscos com relação à poluição das águas.
· Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
· Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
· Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
· Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
· Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
Consórcio PCJ
Consórcio PCJ
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência. A base do trabalho da entidade está na conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, no planejamento e no fomento às ações de recuperação dos mananciais.
Projeto "Intervias"
Objetivo: Humanizar o trânsito por meio da educação de valores gerando reflexões sobre o tema trânsito, oportunizando aprendizagens que conduzam ao universo das relações humanas e do convívio social, que favoreçam o exercício pleno da cidadania, através de um trabalho de inclusão, onde a ética se faz presente.
Projeto “Reciclagem de óleo comestível”
Objetivo: Conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a necessidade de se transformar o óleo comestível usado em frituras em produtos reciclados como sabão, cola, tinta, contribuindo com o meio ambiente.
Os resíduos desse óleo usado além de nocivos para nosso organismo também são muito nocivos para o meio ambiente. Quando se joga óleo de fritura no ralo, ele vai direto para os rios aumentando a poluição.
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência. A base do trabalho da entidade está na conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, no planejamento e no fomento às ações de recuperação dos mananciais.
O Programa de Educação Ambiental
Objetivos: desenvolver ações que promovam a sensibilização e a conscientização dos problemas e soluções relacionados ao gerenciamento, à conservação e à proteção dos recursos hídricos e do meio ambiente; propagar a importância de se estimular o uso racional da água. As ações de sensibilização e conscientização envolvem os alunos da escola , professores e funcionários em geral.
Dia do Desafio – “Agita Galera”
Entende-se que a educação é uma necessidade em nossa vida, seja ela no âmbito educacional ou familiar, que envolve uma rede de relações: sociais, históricas, pedagógicas, afetivas, intelectuais etc. Tão importante quanto a educação é a atividade física, que proporciona uma vida saudável, desde que respeitado os limites de cada indivíduo.
A prática de atividades físicas contribui em grande escala no desenvolvimento do ser humano de forma global, possibilitando também nas escolas trabalhar com os alunos de forma interdisciplinar e prática, o que concretiza a aprendizagem.
As atividades proporcionaram oportunidade de desenvolver habilidades corporais que contribuem com o desenvolvimento do esquema corporal das crianças e também dos adultos. Nossos objetivos traçados foram:
. desenvolver habilidades motoras através de atividades físicas e lúdicas;
. contribuir no desenvolvimento biológico e fisiológico, ligado ao corpo;
. dialogar com as crianças sobre a importância das atividades físicas , que faz bem à saúde física e mental;
. sensibilizar as crianças sobre os prejuízos e danos que o sedentarismo pode causar à nossa saúde;
. trabalhar habilidades motoras diversificadas;
. oferecer atividades lúdicas ;
. proporcionar atividades de interação e socialização;
Projeto “Todos contra a Dengue”
Objetivos:
Esclarecer os alunos e a comunidade sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue; Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue.
Problematização: O que fazer para combater uma doença que parece tão simples mas causa tanto mal?
Desenvolvimento: Durante o período de 15 dias a Escola Estadual Municipalizada Chaperó estará mobilizada na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, utilizando toda sua força de trabalho no desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera esse mosquito. Os cuidados que devemos ter para não contrair a dengue, como tratar e evitar essa doença.
Estratégias: Palestras; Pesquisas de campo; Entrevistas; Confecção de cartazes; Maquetes; Músicas; Reportagens; Dramatização; Textos informativos; Jornais, revistas; Vídeos; Sucata; Paródias.