sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PREMIAÇÃO PROJETO COPLACANA

Nossa escola foi premiada em 3° lugar com a redação da aluna Eduarda Franco de Campos.

SÉRIE: 5°1
PROFESSORA:  SILVIA ZANARDO

CONCURSO REDAÇÃO COM O TEMA:
O MEIO AMBIENTE E AS EMBALAGENS DO CAMPO: TUIDO A VER!

Título: Como cuidar dos nossos campos
O meio ambiente não é formado apenas pelas florestas, matas etc. São também os campos agrícolas e tudo aquilo em que há vida vegetal e animal.
As plantações agrícolas precisam muitas vezes de produtos químicos e agrotóxicos para a prevenção das pragas e fungos.
Estes produtos vêm em embalagens plásticas que devem ser descartadas em locais adequados, para não prejudicar o meio ambiente. Antes de adquirir qualquer produto químico, devemos nos informar onde podemos fazer o descarte e qual é a unidade mais próxima para levarmos  nossas embalagens.
Lá existem profissionais adequados que sabem como manusear a limpeza desta embalagem e assim poderão ser limpas e separadas para reciclagem. Aquelas que não podem ser recicladas são queimadas em lugares adequados.
Se tivermos consciência de cuidar destas embalagens, podemos usá-las sem medo de poluir o meio ambiente e assim teremos nossos campos mais limpos e saudáveis para todos nós.



Participartam  deste concurso mais de 18 escolas, mais de 3000 alunos da nossa região.

A DIREÇÃO E COORDENAÇÃO DA ESCOLA  PARABENIZAM O TRABALHO DA PROFESSORA E O EMPENHO DA ALUNA. PARABÉNS!!!!!

Agradecemos também aos demais  participantes pelo esforço e dedicação.



ARTES, FRAÇÃO E MATEMÁTICA: TRABALHO INTERDISCIPLINAR












ALUNOS DO 4° ANO 1 DA PROFESSORA SUZELEI

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PROJETO LENDO NA ESCOLA


 
A EM Dr. Antônio Cândido de Camargo  vem apresentar o projeto “Lendo na escola”, a ser realizado durante todo ano letivo de 2011.O projeto tem os objetivos de incentivar a leitura e desenvolver a criatividade dos alunos.
O Projeto de Incentivo à Leitura é de extrema importância para que as crianças tenham acesso ao mundo da Literatura. Isso significa possibilitar a interação com a cultura escrita por parte dos professores, dos alunos e da comunidade, além de desenvolver suas respectivas competências leitoras.
Dessa forma, a escola propõe no decorrer do ano letivo organizar uma feira de livros, didáticos e infantis, a fim de oferecer às crianças oportunidade de conhecer os diferentes livros e as diferentes possibilidades de aprender ler e escrever.

OBJETIVOS GERAIS: promover ações culturais e educacionais de fomento à leitura, envolvendo escola e comunidade.
JUSTIFICATIVA
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
 Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.

METODOLOGIA: incluir no currículo da escola projetos de incentivo à leitura a ser trabalhado no decorrer do ano letivo. E também trazer para a escola diferentes livros para exposição, organizando, dessa forma, uma feira de livros. Nessa feira pretende-se apresentar livros de diferentes contextos pedagógicos e didáticos para professores, crianças e comunidade. A feira fica proposta para o terceiro bimestre, na própria escola, para que todas as crianças possam ter acesso.e dessa forma, é possível envolver os pais dos alunos e familiares.

RESULTADOS ESPERADOS
Os resultados esperados em relação às crianças, professores, diretores e coordenadores serão analisados a partir dos seguintes indicadores:

Crianças:
- Aumento da concentração e atenção a cada encontro com a leitura. A proposta incide na leitura por prazer pelo fato de ser apresentada desvinculada de outras atividades escolares (como desenhos, colagens e outros);
- Ampliação do repertório literário por meio da leitura diária - realizada pelos professores - dos empréstimos de livros.
- Aumento da freqüência e diversidade do repertório de histórias indicadas como suas favoritas;
- Envolvimento e gosto pela leitura.
- Ampliação da qualidade e diversidade de livros
- Elaboração de pensamentos crítico em relação às histórias contadas, para eleição dos livros prediletos e argumentação com os colegas;
- Sensibilidade diante das singularidades de cada livro, como autores, ilustradores e gêneros literários, entre outros;
- Leitura ou contação de histórias, a partir da observação das imagens e da lembrança do que haviam escutado, acompanhados pelos colegas ou sozinhos;
- Manuseio dos livros presentes no canto da leitura;
- Articulação do texto com a imagem, apreciação das ilustrações, socialização de sentimentos e percepções a partir do texto;
- Solicitação ao professor de contação ou recontação de histórias;
- Ocorrência de assuntos ligados às histórias em outros contextos como no jogo simbólico, na roda de conversa e também em contextos não escolares, como em conversa com os pais;
- Convite a conhecer mais o universo letrado e formas lingüísticas de expressão
- Evidências de marcas e expressões da linguagem escrita no discurso oral.

Professores:
- Presença de leitores modelos dentro da sala de aula ;
- Aumento da circulação de livros e de materiais escritos na sala de aula, expostos de maneira acessível às crianças;
- Preocupação com os critérios de seleção de livros (atenção à qualidade literária) e adequação à faixa-etária.
- Planejamento das situações de leitura, conhecendo o livro com antecedência e pensando o que fazer antes, durante e depois da leitura.
- Preocupação em envolver as crianças, instigando-as a antecipar o enredo, construir e fundamentar suas opiniões.
- Ampliação do universo literário dos professores e da freqüência da escolha de livros da leitura por prazer.

Coordenadores:
- Desenvolvimento de seu papel como formadores da equipe de professores;
- Valorização da importância da leitura como conteúdo da formação dos professores por meio da discussão de textos teóricos, tematização de vídeos e análise de livros infantis;
- Apoio aos professores na organização dos cantos de leitura e aumento do uso da biblioteca na sala de aula.
- Acompanhamento no planejamento das atividades de leitura.
- Valorização da leitura de textos memorizados, leitura compartilhada em voz alta e rodas de leitura;
- Postura de leitores modelos;
- Apoio no enfrentamento de dificuldades e na articulação dos professores na implementação da prática de leitura em sala de aula.

 Diretores:
- Desenvolvimento de projetos institucionais de fomento à leitura, como montagem ou reorganização de biblioteca ou salas de leitura, permitindo o empréstimo para alunos, funcionários e pais;
- Incentivo da prática de leitura não apenas nas salas de aula, mas no hábito de todos os profissionais da escola.



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SEMANA DA ÁGUA

A Escola está realizando exposição com o tema "Semana da Água", de 19 a 23 de Setembro.


Objetivos Gerais:
·      Conscientização dos alunos e comunidade sobre a necessidade de conservação da qualidade da água e racionalização de seu uso em vista da crescente destruição de mananciais e riscos com relação à poluição das águas.
·      Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
·  perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
· reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
·  adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
· levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
Objetivos Específicos: Que o aluno se conscientize da importância da água para sua sobrevivência.















SEMANA DO TRÂNSITO

A nossa escola realizou na semana do trânsito diferentes atividades, entre elas apresentação de peça teatral e paródias. O PROERD também teve sua representante nas atividades, que foram orientadas pela policial Erika em conjunto com as professoras dos 5°s anos.

Recebemos a visita da TV Jornal de Limeira, qual entrevistou os alunos e conversou com a equipe de gestão sobre a importancia desse trabalho.