sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PROJETO LENDO NA ESCOLA


 
A EM Dr. Antônio Cândido de Camargo  vem apresentar o projeto “Lendo na escola”, a ser realizado durante todo ano letivo de 2011.O projeto tem os objetivos de incentivar a leitura e desenvolver a criatividade dos alunos.
O Projeto de Incentivo à Leitura é de extrema importância para que as crianças tenham acesso ao mundo da Literatura. Isso significa possibilitar a interação com a cultura escrita por parte dos professores, dos alunos e da comunidade, além de desenvolver suas respectivas competências leitoras.
Dessa forma, a escola propõe no decorrer do ano letivo organizar uma feira de livros, didáticos e infantis, a fim de oferecer às crianças oportunidade de conhecer os diferentes livros e as diferentes possibilidades de aprender ler e escrever.

OBJETIVOS GERAIS: promover ações culturais e educacionais de fomento à leitura, envolvendo escola e comunidade.
JUSTIFICATIVA
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
 Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.

METODOLOGIA: incluir no currículo da escola projetos de incentivo à leitura a ser trabalhado no decorrer do ano letivo. E também trazer para a escola diferentes livros para exposição, organizando, dessa forma, uma feira de livros. Nessa feira pretende-se apresentar livros de diferentes contextos pedagógicos e didáticos para professores, crianças e comunidade. A feira fica proposta para o terceiro bimestre, na própria escola, para que todas as crianças possam ter acesso.e dessa forma, é possível envolver os pais dos alunos e familiares.

RESULTADOS ESPERADOS
Os resultados esperados em relação às crianças, professores, diretores e coordenadores serão analisados a partir dos seguintes indicadores:

Crianças:
- Aumento da concentração e atenção a cada encontro com a leitura. A proposta incide na leitura por prazer pelo fato de ser apresentada desvinculada de outras atividades escolares (como desenhos, colagens e outros);
- Ampliação do repertório literário por meio da leitura diária - realizada pelos professores - dos empréstimos de livros.
- Aumento da freqüência e diversidade do repertório de histórias indicadas como suas favoritas;
- Envolvimento e gosto pela leitura.
- Ampliação da qualidade e diversidade de livros
- Elaboração de pensamentos crítico em relação às histórias contadas, para eleição dos livros prediletos e argumentação com os colegas;
- Sensibilidade diante das singularidades de cada livro, como autores, ilustradores e gêneros literários, entre outros;
- Leitura ou contação de histórias, a partir da observação das imagens e da lembrança do que haviam escutado, acompanhados pelos colegas ou sozinhos;
- Manuseio dos livros presentes no canto da leitura;
- Articulação do texto com a imagem, apreciação das ilustrações, socialização de sentimentos e percepções a partir do texto;
- Solicitação ao professor de contação ou recontação de histórias;
- Ocorrência de assuntos ligados às histórias em outros contextos como no jogo simbólico, na roda de conversa e também em contextos não escolares, como em conversa com os pais;
- Convite a conhecer mais o universo letrado e formas lingüísticas de expressão
- Evidências de marcas e expressões da linguagem escrita no discurso oral.

Professores:
- Presença de leitores modelos dentro da sala de aula ;
- Aumento da circulação de livros e de materiais escritos na sala de aula, expostos de maneira acessível às crianças;
- Preocupação com os critérios de seleção de livros (atenção à qualidade literária) e adequação à faixa-etária.
- Planejamento das situações de leitura, conhecendo o livro com antecedência e pensando o que fazer antes, durante e depois da leitura.
- Preocupação em envolver as crianças, instigando-as a antecipar o enredo, construir e fundamentar suas opiniões.
- Ampliação do universo literário dos professores e da freqüência da escolha de livros da leitura por prazer.

Coordenadores:
- Desenvolvimento de seu papel como formadores da equipe de professores;
- Valorização da importância da leitura como conteúdo da formação dos professores por meio da discussão de textos teóricos, tematização de vídeos e análise de livros infantis;
- Apoio aos professores na organização dos cantos de leitura e aumento do uso da biblioteca na sala de aula.
- Acompanhamento no planejamento das atividades de leitura.
- Valorização da leitura de textos memorizados, leitura compartilhada em voz alta e rodas de leitura;
- Postura de leitores modelos;
- Apoio no enfrentamento de dificuldades e na articulação dos professores na implementação da prática de leitura em sala de aula.

 Diretores:
- Desenvolvimento de projetos institucionais de fomento à leitura, como montagem ou reorganização de biblioteca ou salas de leitura, permitindo o empréstimo para alunos, funcionários e pais;
- Incentivo da prática de leitura não apenas nas salas de aula, mas no hábito de todos os profissionais da escola.